Na busca pela constante melhoria do Automobilismo Virtual, o 3Wide atualiza Quadro de Incidentes e suas respectivas punições com o intuito de agilizar as análises por parte da Direção de Prova sem comprometer sua transparência e desportividade.

Ao longo dos seus 8 anos de experiência na realização de eventos de Automobilismo Virtual, o 3Wide fomentou muitos conceitos hoje amplamente difundidos na comunidade brasileira. Utilizando o conceito jurídico das três modalidades de culpa (negligência, imprudência e imperícia), hoje o 3Wide tem um Código de Conduta em pista exemplar, que proporciona ao Clube divulgar o resultado oficial de um evento, com as análises de todos os (poucos) incidentes ocorridos, em menos de 24 horas após o final da corrida.

 

O que são as modalidades de culpa?

É comum ouvirmos falar em negligência, imprudência e imperícia em casos de acidentes de trânsito. Obviamente que assim como no trânsito, no Automobilismo ninguém tem (ou pelo menos deveria ter) a intenção de causar um acidente. Por isso, no 3Wide, não parametrizamos nossas análises de Direção Prova em busca da intencionalidade. Buscamos sempre enquadrar a situação em uma das modalidades de culpa.

Para tornar mais claro, uma breve explicação do que é cada uma.

Negligência:

Na negligência, o piloto deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.

Imprudência:

A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela por parte do piloto. O piloto não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ele age, mas toma uma atitude diversa da esperada.

Imperícia:

Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da pilotagem.

 

As Análises da Direção de Prova de Automobilismo Virtual

Uma vez que a conduta de um piloto envolvido em um incidente se enquadra em uma das 3 modalidades de culpa, a Direção de Prova aplica a punição adequada. Vale ressaltar que sempre levamos em conta não somente a equalização dos pontos no campeonato, mas também inibir qualquer tipo de abuso por parte dos pilotos por possíveis brechas que possam ocorrer em decorrência da análise de um incidente após o evento.

Dessa forma, distanciando-se das decisões tomadas no Automobilismo Real, no Virtual, as punições são visivelmente mais severas, exatamente por serem sempre aplicadas após a corrida. Com isso, o piloto pode até concluir o evento e se divertir. Mas se algum momento da corrida o mesmo limitou a diversão de um companheiro de pista e não buscou o fair play para reparar a situação, seu esforço em pista será em vão em termos de campeonato, pois nosso foco sempre será a diversão.

Por fim, ao ingressar em um campeonato de Automobilismo Virtual do 3Wide, o piloto tem 12 Créditos de Pilotagem (CPs). A cada incidente que se envolva, ele vai perdendo os CPs equivalentes. Dependendo da quantidade de CPs que o piloto perde, ele é obrigado a pagar uma punição em pista, que vai desde largar do fim do grid até a suspensão de um evento. Ao perder todos os CPs, o piloto está automaticamente excluído do campeonato e seu retorno é analisado por uma comissão interna do Clube.

 

Quadro de Incidentes & Punições

Agora que você conhece parte do nosso trabalho de Direção de Prova, confira abaixo o padrão utilizado pelos Diretores para punir eventuais incidentes que aconteçam em nossos eventos oficiais.

Observação: Nos incidentes passível de Desclassificação (DQ), os pilotos perdem 6 Créditos de Pilotagem e os somados pontos na corrida/bateria.

[table id=12 /]