Toda temporada é sempre a mesma coisa. Algumas equipes preferem um campeonato com muitas restrições para igualar 100% os carros, o que só é possível no Automobilismo Virtual. Outras acham que o nivelamento só é possível quando se há liberdade para adequar o carro às características de pilotagem de cada piloto. Então, até onde o nivelamento é saudável para o Automobilismo?

No 3Wide, as categorias que têm carros 100% igualados: A Lancer Cup e a Copa 3Wide de Marcas, ambas com Game Stock Car Extreme. Mas isso não significa que todos que participam desses grids são plenamente simpatizantes desse conceito. E qualquer mudança que seja feita para aproximar ainda mais os rendimentos dos pilotos que se destacam podem ser interpretados pelos líderes do campeonato naquele momento como uma penalidade por estar no topo da tabela.

Nem parece que assistem F1. Por mais que muitos não acreditem, a FIA sempre tentou articular os interesses de todas as equipes do grid para equilibrar, mesmo que de forma artificial, o campeonato. Aconteceu isso com o amortecedor de massa da Renault de Fernando Alonso em 2006, com o difusor duplo criado pela Brawn GP em 2009 e proibido no ano seguinte e com o duplo DRS (asa móvel) inventado pela McLaren em 2011. Isso só para ficar nos casos mais recentes.

Sempre que alguém se destaca, a organização precisa pensar em algo para devolver o equilíbrio à competição. Lembrando que a competição é momentânea e não justifica qualquer tipo de acirramento nos ânimos, afinal de contas, isso tudo não passa de um hobby organizado. Esse nivelamento é para o bem do grupo. Como sempre falamos nos briefings, talvez a corrida mais chata seja do líder isolado, que vai ganhar um campeonato que não o tornará um piloto profissional, não abrirá a porta para um contrato com uma equipe real e não irá lhe trazer qualquer prêmio.

Ou seja, esse nivelamento é um reequilíbrio das forças de maneira a proporcionar um certo grau de desafio que seja interessante tanto para o líder quanto para o fundo do pelotão.

O problema que muitos pilotos virtuais acabam levando o Automobilismo Virtual tão a sério que se vêem dentro de um jogo político como se fosse pilotos da Formula 1. Já falamos em outra oportunidade que essa guerra de bastidores é característica do automobilismo, seja ele real ou virtual. Entretanto, precisamos perceber que depois de certo ponto, torna o hobby, que é para ser algo prazeroso, um passatempo sacrificante.

Atualmente, os carros das principais categorias do 3Wide possuem acertos bem limitados, de maneira a proporcionar equilíbrio sem sacrificar o alto rendimento de quem se dedica aos treinos. Mas isso não significa que não possamos ter categorias com acerto liberado.

Essa é a nossa opinião. Sinta-se à vontade para expôr a sua e nos ajudar a solucionar esse dilema que retorna toda temporada.

Por Andrei Fonseca