No último dia 30, iniciamos mais uma temporada de Automobilismo Virtual da Copa de Marcas no 3WideClub, dessa vez na representação virtual do circuito de Buenos Aires.

Dando continuidade ao campeonato mais tradicional do 3Wide, realizado desde 2010, a Copa de Marcas está de volta após uma temporada de férias. Com novos nomes e um novo formato, Buenos Aires foi o palco da vez para o show de Automobilismo Virtual proporcionado pelos 22 pilotos do grid.

 

Classificação

Com 15 pilotos dentro do mesmo segundo, a Copa de Marcas sempre foi marcada por um equilíbrio raro no Automobilismo Virtual. Com o novo formato de disputa com Neutralização da Corrida emprestado da Lancer Cup, o que já era acirrado tornou-se mais embaralhado ainda.

Cadu Maciel conseguiu a pole position com 0,304 milésimos de segundo de vantagem sobre Marcelo Souza. Gefferson Pereira e Adriano Martins ficaram com a segunda fila, deixando Estevão Diniz (atual campeão da categoria) e André Retek (piloto destaque da Temporada 2016/1 do 3Wide e melhor piloto classificado da Categoria B) na terceira fila. Todos separados por apenas meio segundo!

 

Etapa 1

Com uma largada tranquila, Cadu Maciel manteve a ponta. Já no meio do pelotão, os pilotos da Bastardos tiveram problemas e novamente tivemos enroscos nos primeiros metros de corrida. Mas todos continuaram sem muitos problemas. Enquanto Gefferson Pereira tentava acompanhar Cadu Maciel, Marcelo Souza, Adriano Martins e Estevão Diniz se digladiavam alguns metros atrás, trazendo com eles Bruno Povoa e o intruso Andre Retek.

Fechada a primeira volta, Marcelo conseguiu superar o embolado segundo pelotão e partiu para cima de Cadu Maciel. Já na Categoria B, Andre Retek e Marcelo Becker disputavam a liderança pixel a pixel sendo escoltados por outros pilotos da Categoria A, deixando Alessandro Carmo bem atrás.

Volta a volta, Marcelo ia diminuindo a diferença para Cadu. Até que na volta 8, no final da reta oposta, o piloto da 4Brothers assumiu a liderança. Cadu ainda tentou algumas investidas, mas Marcelo assegurou a liderança e os primeiros 10 pontos do campeonato. Vendo não ter chance de vitória na Etapa 1, Cadu abortou o resultado e partiu para o pit stop. Com isso, Adriano Martins e Pablo Bauer completaram o pódio da Categoria A.

Na Categoria B, Marcelo Becker chegou a perder algumas posições, mas no final se recuperou, deixando seu companheiro de equipe, Alessandro Carmo, na 3ª posição.

Categoria A

[msr_result(‘Marcas’, ‘1621’, ‘BA1’)]

Categoria B

[msr_result(‘Marcas’, ‘1622’, ‘BA1’)]

 

Etapa 2

Assim como na Etapa 1, a largada da Etapa 2 também foi tranquila. Marcelo Souza manteve a ponta, mesmo com a pressão de Adriano Martins nos primeiros metros. Cadu Maciel, abusando dos pneus novos, largou em 7º e já na abertura da segunda volta, contando com um enrosco entre os parceiros de equipe Alessandro Carmo e Pablo Bauer, estava em 2º, meio segundo atrás do Marcelo.

Se a primeira volta foi tranquila, a segunda volta foi caótica. Na Curva 1, os pilotos se encostaram a faltou espaço para Andre Retek que saiu da pista, perdendo várias posições. Com a abertura dos boxes, começaram as paradas. E uma falha de cálculo fez Adriano Martins ficar sem combustível metros antes de entrar no pitlane. Com isso, os pilotos que rasgavam a reta oposta tiveram que se desviar do carro lento na pista. Quem levou a pior foi Eyder Rodrigues, que ao desviar, acertou Alexandre Pereira, perdendo o controle de seu carro e indo parar na área de escape.

Bem posicionado na Etapa 2, Cadu Maciel administrou a vantagem sobre os demais. Bruno Povoa ainda tentou se manter no mesmo ritmo, mas foi superado por Estevão Diniz e Osni Kniess na briga pelo pódio. Na Categoria B, após os pitstops, Eliam Junior voltou na liderança numa briga acirrada com Alexandre Pereira. O piloto da FIBA Racing assumiu a ponta e abriu vantagem. Mas outro erro matemático fez Alexandre ficar sem combustível a 100 metros da linha de chegada. Com isso, Eliam levou os 10 pontos da vitória, com Pedro Zaboroski Jr e Andre Retek completando o pódio.

Categoria A

[msr_result(‘Marcas’, ‘1621’, ‘BA2’)]

Categoria B

[msr_result(‘Marcas’, ‘1622’, ‘BA2’)]

 

Tabela do Campeonato

A Temporada 2016/2 começou com tudo no Automobilismo Virtual brasileiro. Os novos nomes do grid trouxeram ainda mais equilíbrio à categoria. Novamente tivemos 4 vencedores diferentes somente no primeiro evento.

Na Categoria A, Cadu Maciel fechou o evento com 4 pontos de vantagem sobre Marcelo Souza. Bruno Povoa e Gefferson Pereira estão empatados na sequência, com Adriano Martins, Estevão Diniz (atual campeão) e Osni Kniess também empatados na briga pelo Top 5.

Na Categoria B, Andre Retek lidera com 2 pontos de vantagem sober Marcelo Becker, que por sua vez tem outros 2 pontos de vantagem sobre Eliam Junior. Alessandro Carmo e Pedro Zaboroski Jr fecham o Top 5.

 

Próximos Eventos de Automobilismo Virtual

Dia 13 de Junho, a partir das 21h45, teremos as 2ª e 3ª Etapa da Copa de Marcas 2016/2, na representação virtual do circuito de Tarumã.

Marcelo Souza irá reagir na Categoria A? E na Categoria B, Retek manterá a liderança?

 

Transmissão

E como sempre, Andrei Fonseca e Leonardo Carneiro trouxeram, ao vivo, a emoção da corrida com uma transmissão ao vivo pelo Canal Oficial do 3Wide no YouTube. Veja abaixo, na íntegra, como foi a etapa final e confira as entrevistas dos vencedores ao fim.