A 16ª Temporada da Copa Manarim Design de Marcas começou com muitas surpresas e reviravoltas, deixando o atual campeão, Estevão Diniz, em situação complicada. Bom para Bruno Povoa que nunca teve um início de campeonato tão favorável.

Os pilotos do Rio Grande do Norte costumam se dar bem no Circuito de Buenos Aires, que já recebeu o Marcas em outras 12 oportunidades com três vitórias de Adriano Martins e duas Eliam Junior. Nessa temporada, o circuito de Buenos Aires recebeu uma corrida diferente, com mais variações estratégicas e vários pilotos que já correm juntos há várias temporadas, deixando a corrida mais equilibrada do que nunca.

E para apimentar ainda mais esse início de Temporada, a rivalidade entre Estevão Diniz e Bruno Povoa nunca teve tão acirrada depois do 5º título seguido de Diniz na categoria.

 

Classificação

Já na Classificação, em novo formato com apenas 5 minutos sem margem para erros, Bruno Povoa mostrou o quanto faria pressão no atual campeão e cravou a pole position com 1:23,896, com 0,651 segundos de vantagem para o 2º colocado, Andre Celarino. Estevão Diniz conseguiu apenas a 3ª posição, ao lado de Adriano Martins, companheiro de equipe de Bruno Povoa. Um prato cheio para confusão logo no início da prova.

 

1ª Bateria

Após a largada, Bruno Povoa manteve a liderança até a volta 7, quando foi para os boxes. Já Estevão Diniz conseguiu superar Andre Celarino e acompanhava Povoa em distancia razoável. Com as paradas de boxes, Adriano Martins, que vinha na 5ª posição, assumiu a liderança na volta 9 com confortáveis 8 segundos de vantagem sobre Américo Pongiluppi.

Enquanto isso, Bruno e Estevão brigavam pela 4ª posição, com Diniz mantendo uma distância constante de 10 segundos para Povoa e ambos diminuindo a diferença para o líder Adriano.

Foi então que as 4 últimas voltas marcaram história. Um pouco antes disso, Américo Pongiluppi começou a perder rendimento e foi obrigado a fazer seu pitstop. Adriano ainda conseguiu se manter na pista por mais tempo, mas também foi obrigado a fazer sua parada por último, deixando caminho livre para Estevão e Bruno.

Foi então que a estratégia mais ousada de Estevão Diniz ao fazer o pitstop mais rápido (24,3 segundos contra 34,7 segundos de Povoa) cobrou seu preço. Na última curva da última volta, o pneu de Diniz não aguentou e explodiu, ocasionando uma saída de pista nos metros finais. Foi quando Povoa deu uma última acelerada para assumir a liderança nos metros finais e vencer a prova por apenas 0,265 segundos de vantagem!

Pablo Bauer que fez uma corrida discreta e eficiente ganhou 3 posições em relação a largada e completou o pódio da 1ª Bateria. Destaque também para João Junior que foi o maior escalador do grid, conquistando 6 posições e terminando em 6º.

Resultado Oficial

[msr_result(‘Marcas’, ‘1702’, ‘BA1’)]

 

 

2ª Bateria

Se a 1ª Bateria teve um final emocionante com os pilotos arriscando diferentes estratégias nesse início de temporada, a 2ª bateria parecia que todos já saberiam a receita para vencer, ainda mais com todos com pneus novos após o parque fechado da 1ª corrida.

Mas era só impressão! Logo no início da corrida, um incidente apimentou a rivalidade entre R2GT e Alfa Racing. Adriano Martins e Estevão Diniz não se entenderam na pista e Diniz acabou saindo na Curva 0 na primeira volta, o que rendeu uma punição ao piloto da Alfa Racing e um belo prejuízo ao piloto da R2GT no campeonato, que ainda se envolveu em uma batida logo depois, foi obrigado a fazer um pitstop reparador prematuramente e voltou na última posição, uma volta atrás.

Eliam Junior, que largou em 2º e duelou com Luciano Cruz, que por sua vez fez uma excelente largada saindo de 3º para a liderança no início da prova, conseguiu não comprometer muitos os pneus e assumiu a liderança na volta 7 quando Luciano foi para os boxes. Américo Pongiluppi tentou ameaçar a liderança, mas cometeu um erro na volta 14, deixando caminho livre para Bruno Povoa.

Foi quando a estratégia de Eliam foi entendida pelo grid. Sem parar, Eliam foi mantendo um ritmo bem alto de volta na casa de 1:28 alto enquanto Bruno virava 1:25 baixo.. Esse ritmo quase 4 segundos mais lento permitiu que Eliam cumprisse as 18 voltas sem parar, enquanto que Bruno não teve tempo em pista para tirar a diferença. Assim, Eliam venceu pela 3ª vez em Buenos Aires, com Bruno Povoa em 2º e Adriano Martins em 3º.

Com a punição recebida por Adriano, Pablo Bauer foi o 3º piloto a melhor pontuar na bateria, enquanto que Adriano caiu para 7º.

Resultado Oficial

[msr_result(‘Marcas’, ‘1702’, ‘BA2’)]

 

Tabela do Campeonato

Com a abertura da 16ª Temporada do Marcas no 3Wide, o campeonato deixou o atual campeão Estevão Diniz em posição complicada na 5ª posição, enquanto Bruno Povoa está na liderança com 42 pontos, 7 pontos a frente de Pablo Bauer. Eliam Junior, Alexandre Pereira, o próprio Estevão Diniz, Adriano Martins, Luciano Cruz, João Junior e Américo Pongiluppi estão separados por apenas 6 pontos e brigam pelo Top 3.

Confira aqui a Classificação Completa da Copa Manarim Designs de Marcas 2017/2.

 

Próximos Eventos de Automobilismo Virtual

Estevão conseguirá se recuperar no campeonato? Os 50kg extras em Bruno Povoa fará diferença no conhecido traçado de Curitiba?

Saberemos no próximo dia 03 de Julho, a partir das 22h00, onde teremos 2ª Etapa da Copa Manarim Designs de Marcas na representação virtual de Curitiba.

 

Transmissão

Confira como foi essa etapa com a narração de Andrei Fonseca e comentários do Mauricio Luiz,  ao vivo. Fique por dentro de tudo pelo Canal Oficial do 3Wide no YouTube.