Montar uma equipe de Automobilismo Virtual é muito mais do que juntar alguns amigos e conhecidos para correrem em carros com as mesmas cores e símbolos. Exige dedicação e trabalho por parte de todos os membros da equipe.

E como o público brasileiro encara o Automobilismo Virtual mais como um passatempo do que como um trabalho, o que temos visto é a banalização do conceito de equipe, chegando ao ponto de algumas não passarem de um aglomerado de pilotos que correm coincidentemente em carros com as mesmas cores. Essa banalização dificulta a vida daqueles que se esforçam para tornar a prática do Automobilismo Virtual uma prática esportiva reconhecida nacionalmente como acontece em outros países mundo afora.

Não é preciso observar muito para perceber que não importa a qualidade da imagem da transmissão da corrida ou do esforço da organização para realizar um bom evento, o que vai determinar o sucesso de uma corrida virtual é o nível de comprometimento dos pilotos e equipes competindo na pista. Em suma, o caminho a ser trilhado no futuro pelo Automobilismo Virtual brasileiro depende muito mais dos pilotos e equipes do que dos organizadores ou WebTVs. Por isso, farei um ensaio sobre indicações básicas que toda equipe de Automobilismo Virtual deveria seguir para tornar-se não só competitiva e respeitada em pista, como também auxiliar no crescimento do nosso hobby como uma forma não só de lazer, mas também de esporte.

Quais os objetivos? Antes de qualquer coisa, quero que fique claro que não somos contra a criação de equipes de automobilismo virtual que apenas juntam os amigos para se divertir. No fundo, nosso hobby é isso: diversão entre amigos e conhecidos. Mas para que nossa atividade ganhe respeito como uma prática esportiva tais como outros jogos o são (a citar Shooters, Futebol e Jogos de Estratégia em Tempo Real), é preciso algo a mais. Por isso, o primeiro passo é o estabelecimento dos objetivos da equipe. A equipe quer apenas se divertir ou busca competir em campeonatos nacionais e internacionais com grande repercussão? Não importa a resposta desta pergunta, é preciso ter organização para chegar ao objetivo pretendido. Obviamente que se o objetivo é competir em campeonatos sérios, com repercussão e premiação, a organização exigida é maior.

Então partimos do princípio que é este o objetivo: competir em campeonatos de grande repercussão. Uma vez estabelecidos os objetivos, é preciso estabelecer metas e prazos. Participar de quais eventos? Quais os resultados pretendidos em cada um desses eventos e quanto tempo para atingi-los? Qual a repercussão em torno da marca da equipe? Quantas visitas no site? Essas são as perguntas básicas para se estabelecer metas. Com objetivos, metas e prazos, organizar um projeto, no caso uma equipe de Automobilismo Virtual, torna-se algo palpável.

Passemos então para o próximo passo. Montar uma estrutura. O ideal é a equipe ter funções bem definidas. Basicamente são 3 as funções necessárias para um bom funcionamento inicial de uma equipe de Automobilismo Virtual:

  • Um Gerente responsável pela administração da equipe como um todo;
  • Um Chefe de Equipe responsável pela representação esportiva da equipe durante um evento;
  • E, claro, os Pilotos.

Obviamente que quanto maior a equipe, mais pessoas são necessárias para manter a estrutura funcionando. Talvez surja a necessidade de um representante comercial, de um assessor de imprensa e por aí vai. Porém nosso objetivo é ajudar na largada. Depois caberá à equipe se organizar da forma que melhor encontrar.

 

Gerente de Equipe e Chefe de Equipe

O que vemos é a confusão do conceito de Chefe de Equipe com Gerente da Equipe. Não que um membro não possa acumular ambas as funções, mas a principal diferença do que sugerimos para o que vem acontecendo é que toda equipe de automobilismo virtual deveria exigir juntos aos organizadores do evento a presença de um representante da equipe que servisse de canal entre Direção de Prova e Pilotos, blindando quem está em pista de qualquer preocupação técnico-esportiva. Chefe de Equipe não deveria ser aquele que “manda” na equipe, mas sim aquele que ajuda os pilotos em pista durante o evento em si.

Assuntos extra-pista devem ser tratados por um gerente, alguém preocupado com a equipe como um todo. Assim, toda e qualquer comunicação entre a Direção de Prova e pilotos em pista será feita via Chefe de Equipe, fazendo com que os pilotos se concentrem somente na corrida em si, melhorando, conseqüentemente, seu desempenho e o espetáculo como um todo, além de fazer a equipe se focar mais na corrida uma vez que terá um nome responsável pelo bom rendimento da equipe na prova.

O Chefe de Equipe é o responsável por orientar os pilotos no decorrer de uma corrida. Quem pratica Automobilismo Virtual há algum tempo, está familiarizado com a figura do Spotter. Além disso, cabe ao Chefe de Equipe estudar a melhor mudança de estratégia para o piloto, orientá-lo sobre a situação da corrida e dar toda informação que for relevante para o desempenho do mesmo.

 

Os Pilotos

Por fim, sem pilotos, não há equipes. Todo esforço da organização para realizar um bom evento de Automobilismo Virtual e da equipe para prepará-los para o evento em si de nada adiantam se os pilotos não forem comprometidos para com a equipe que representam. Portanto, nesse ponto vale à pena a equipe saber selecionar bem quem a representa de fato. Não necessariamente é melhor ter um piloto de bons resultados, mas sim um que saiba se relacionar com o público, com os organizadores e com os adversários. Um piloto campeão antipático ou sem ética vai ter impacto negativo no posicionamento da equipe no cenário do automobilismo virtual brasileiro enquanto que um piloto do fim do grid simpático e esportivo vai atrair muito mais os olhares para sua equipe.

 

Site, Fórum, Servidor de Treinos e Banco de Downloads

Uma boa equipe de Automobilismo Virtual precisa ter uma vitrine. Esta vitrine, para o nosso hobby, é um site. Mas quando falamos site, não é aquele feito pelo sobrinho do amigo que sabe algo de html. Objetivando lazer ou diversão, estamos numa atividade praticada na internet. Portanto, é preciso se adequar a este ambiente em todas suas particularidades. Sendo um piloto interessado em ingressar ou um empresário interessado em investir na equipe, é via site que se fará o primeiro contato. Assim, é a primeira impressão que fica. Por isso um bom site (com conteúdo bem distribuído, uma área de contato acessível, informações relevantes bem dispostas e um fórum bem organizado e moderado) é fundamental.

Equipes que queiram transformar o Automobilismo Virtual em um esporte devem investir em webdesign. É um investimento inicial relativamente caro, mas com retorno satisfatório em longo prazo. Nenhuma empresa irá querer estampar sua marca num site amador e mal organizado. É nos detalhes que se constroem as vitórias. Cada membro ter seu email com domínio da equipe, perfis detalhados com outros contatos (endereço, telefones, etc), fotos bem tiradas e tratadas e vídeos bem editados só demonstram o quanto a equipe leva a sério o que muitos acham brincadeira.

Além disso, um servidor para treinos é fundamental. Alguns organizadores disponibilizam servidores com os simuladores e servidores de voz para as equipes treinarem. Mas não é preciso grandes servidores com simuladores para que 3 ou 4 pilotos possam treinar duas vezes por semana, por duas horas. As equipes devem exigir uma rotina de treinos dos pilotos. Assim, toda a parte estrutural básica da equipe está montada para se iniciar bem no Automobilismo Virtual.

Um fórum organizado para os pilotos participarem das decisões da equipe e um banco de downloads também são importantes. São nestes locais que a equipe amadurece, fornecendo aos seus membros programas, plugins e setups atualizados, permitindo aos pilotos um acúmulo de experiência importante para o rendimento da equipe como um todo.

 

Preto no Branco

O segundo passo é o consentimento de todos os membros da equipe do que eles estão fazendo. Pra isso, é muito importante “colocar no papel” tudo que o que o grupo como um todo quer fazer e como quer fazer. Enfim, o grupo deve escrever um estatuto reconhecido por todos os membros. Neste estatuto é previsto como a equipe se organizará, quais seus objetivos, os papéis de cada um, etc. Com o Estatuto escrito, os membros da equipe se sentirão mais comprometidos com objetivos claros, ficando registrado as responsabilidades e direitos de cada um da equipe, permitindo que o próprio grupo se cobre quando as coisas não caminharem como era pra ser.

 

Identidade Visual

O terceiro passo é a criação da identidade visual da equipe. E a partir daqui começa o segredo para o sucesso do Automobilismo Virtual brasileiro. Os conceitos usados para se montar a identidade visual das equipes de corridas virtuais são diferentes das equipes de corridas reais, pois as corridas virtuais têm características diferentes das reais para exposição e repercussão da imagem. Para começar, o próprio nome da equipe. Algumas equipes escolhem nomes mais descontraídos, outras optam por nomes mais comerciais. Não importa qual linha seguir desde que fique claro qual o objetivo da equipe: lazer ou esporte?

Qualquer nome de equipe tem sua chance de ter boa repercussão na internet se for bem trabalhado sem contradizer a linha escolhida pela equipe para se posicionar dentro do Automobilismo Virtual. Na internet sempre vale a máxima: menos é mais. Portanto, pinturas simples, diretas, com cores contrastantes produzem resultados melhores do que pinturas detalhadas seguindo a tendência das pinturas reais, nos quais os expectadores podem chegar perto do carro e ver cada risco. Afinal de contas, ninguém assiste uma corrida virtual num televisor 52” em Full HD.

Com estes passos iniciais, a equipe já terá um diferencial o qual a posicionará rapidamente no cenário do Automobilismo Virtual brasileiro. Sabemos que alguns podem pensar: “Mas precisa só isso para começar bem uma equipe de Automobilismo Virtual?”. A resposta é: Sim, só isso. Como disse no início, fazer uma equipe se tornou algo quase tão banal que basta um pouco de dedicação para se conseguir respeito logo no surgimento da equipe. O próximo passo para o reconhecimento do nosso hobby como um esporte passa pela profissionalização das equipes de Automobilismo Virtual. E isso implica na Captação de Recursos que trataremos em breve.