Para ter uma boa experiência de pilotagem nos simuladores, é preciso ter visão, audição e tato apurados. Para isso, uma boa configuração das opções de vídeo, áudio e controles do seu simulador são muito importantes.

 

Configurando o vídeo no simulador

Você deve conhecer a capacidade de processamento de seu computador para configurar as opções de vídeo. Um computador menos potente pedirá alguns itens em níveis médios ou baixos, enquanto que os melhores conseguirão rodar tudo completo. Talvez os fatores mais determinantes para otimizar o rendimento de seu simulador sejam: “Filtro de textura”, “Efeitos especiais” e “Sombras”. Você poderá ficar sem ver sombras dos carros, fumaça de motor e pneus, faíscas do assoalho batendo no chão, e ainda assim ter uma melhor fluidez do simulador em seu computador, melhorando sua experiência nas pistas virtuais.

Atenção especial para os “Veículos Visíveis”, que não necessariamente precisa ser um número alto. Lembre-se de que, quanto menos carros em seu campo de visão (incluindo nos retrovisores), melhor será o desempenho gráfico. Este número significa que os X carros mais próximos à você aparecerão. Claro que colocar um número mais baixo pode não ser uma boa idéia, principalmente quando estiver disputando e defendendo posição em pista com mais de um adversário simultaneamente.

Configurando o áudio no simulador

Ouvir em bom volume o motor, os pneus, os oponentes, o “spotter” e seus companheiros de equipe no TeamSpeak não é complicado. Em cinco minutos você é capaz de nivelar os volumes da melhor forma possível na tela de configuração.

Note que nem sempre todos os volumes altos são interessantes. Indicamos que o volume dos seus adversários em pista sejam mais altos dos que os seus, mas sem atrapalhar sua comunicação com sua equipe que provavelmente passará informações valiosas durante uma corrida. Os valores de motor, efeitos especiais e oponentes pode variar de acordo com o carro utilizado.

Configurando os controles no simulador

É importante ter um bom ajuste de controles. Assim como pilotos profissionais acabam decorando todos aqueles botões em seus volantes, você também logo o fará. E no Automobilismo Virtual é um pouco mais complicado, pois uma das diferenças para o Automobilismo real é que aqui você não tem um engenheiro nem um chefe de mecânicos. É você quem deve definir quanto combustível irá colocar em um pit-stop, qual tipo de pneus, ajustes, entre outros. Durante uma corrida você pode programar seu pit-stop, distribuição de freios, turbo, além de poder utilizar botão de controle de largada, limitador de velocidade nos boxes, e também chamar os mecânicos para ficarem prontos aguardando sua chegada.

Os auxílios de pilotagem podem ser acionados por teclas pré-definidas em cada simulador. Mas você pode não conseguir acionar uma ajuda que não esteja liberada pelo servidor. Até mesmo com o carro parado, algumas teclas são bem úteis, como os ajustes de altura/distância do banco, retrovisores, ignição, neutro, e outras coisas como faróis e buzina. Além dos “Mapeamentos”, há também as opções de “Taxas”, “Force Feedback”, “Controlador 1” e “Controlador 2”, mas estas são abordadas em Tutoriais sobre Configuração de Volantes.

Backup das configurações no simulador

A cada temporada é recomendável sempre instalar um novo simulador, descartando o anterior, para em seguida inserir suas categorias, circuitos e pinturas, garantindo que o simulador fique sem conflitos e permaneça com um tamanho adequado, livrando o mesmo de sobrecarga de memória. Para isso, a solução é muito simples! Vá até a pasta “UserData”, copie duas pastas: a com seu nome de piloto, e a pasta “CONTROLLER”. Deixe-as salvas em outro local para guardar suas configurações. Quando tiver de instalar um novo simulador, basta colar estas duas pastas novamente dentro da “UserData”.

Depois, dentro de seu simulador, vá em “Customize” > “Jogador”, e selecione seu perfil através das duas setas indicativas no topo da janela.