No último dia 29 de Agosto, o campeonato de Automobilismo Virtual de Marcas do 3Wide desembarcou na representação virtual do circuito de Velopark. Um desafio diferente logo no início da Temporada 2016/3, numa pista de volta curta (pouco mais de 2km percorridos em menos de um minuto), muros próximos e freadas fortes, com duas retas generosas para ultrapassagens.

17 pilotos estiveram presentes nas Etapas 1 e 2, de um total de 12, da Copa 3Wide de Marcas. Numa corrida com muitos nomes novos, numa pista nova para a maioria do grid, tudo poderia acontecer. E desde a Classificação ficou claro que os pilotos teriam diversas opções a considerar em pista. Apesar de Anderson Benate e Luciano Cruz ganharem 5 posições cada um, Estevão Diniz ser o mais constante na pista e Adriano Martins ter cravado a melhor volta, prevaleceu a estratégia de Cadu Maciel, que liderou 48 das 54 voltas realizadas durantes as duas baterias da noite.

No duelo Rio Grande Sul vs Rio Grande do Norte, o gaúcho levou a melhor.

 

Classificação

Na Categoria A, Cadu Maciel precisou de 7 voltas para cravar a pole position com 0:56,800, apenas 0,087 a frente de Ike Ramos, que retorna ao 3Wide após algumas temporadas ausente. Edgard Mesquista e Bruno Povoa ficaram na 2º fila, com Adriano Martins e João Junior na 3ª fila.

Na Categoria B, Wilson Rachid, o mais experiente do grid, ficou com o melhor tempo, 0:57,275, largando em 8º na Classificação Geral, logo atrás de Estevão Diniz, atual campeão da Categoria A.

O interessante observar é que o pole position, Cadu Maciel, ficou 0,360 acima da volta ideal, que seria 56,439, sem sequer ser o mais rápido em qualquer setor da pista. No Setor 1, o mais rápido ficou Thalisson Cardoso, com Adriano Martins sendo o mais veloz no Setor 2 e Edgard Mesquita o mais veloz no último setor.

Se nenhum piloto foi perfeito, Cadu Maciel conseguiu colocar 3 voltas entre as 5 melhores da Classificação.

Dessa forma, Velopark seria aquela etapa que quem errasse menos, levaria.

 

Etapa 1

Se na Classificação prevaleceu o conhecimento da pista de Cadu Maciel, na Etapa 1, os pilotos da Alfa Racing começaram a mostrar a que vieram.

Logo na largada, Ike Ramos teve um problema e não largou. Com isso, os pilotos que vinham atrás se atrapalharam, alguns até comprometeram o carro para a Etapa 1, como o próprio Ike que ficou sem asa traseira. Ainda nas primeiras curvas, Thalisson Cardoso acabou abandonando, assim como Gefferson Pereira que precisou abandonar 2 voltas depois. André Retek também não teve a mesma sorte ao estrear na Categoria A e abandonou após 7 voltas com avarias na suspensão.

Intercalando voltas mais rápidas, Adriano Martins e Cadu Maciel se distanciaram dos demais e protagonizaram uma disputa que se estendeu da metade para o final da primeira etapa do campeonato. Após se aproximarem de um retardatário, Adriano e Cadu ficaram próximos. Foi quando o piloto da Maciel Motorsports partiu para uma estratégia visando a soma máxima de pontos e parou no limite da janela permitida.

Com isso, Adriano Martins aproveitou para marcar seus primeiros 10 pontos, com Edgard Mesquita na 2ª posição. Cadu Maciel conseguiu ainda terminar em 3º, a frente de Estevão Diniz e Jackson Douglas que completaram o Top 5.

Na Categoria B, Anderson Benate da HBS Dominos Racing se aproveitou da estratégia dos demais pilotos para vencer logo na estreia no Clube, com Wilson Rachid chegando em 2º e Luciano Cruz em 3º. Edilson Borges e Eliam Junior completaram o Top 5.

Categoria A

[msr_result(‘Marcas’, ‘1631’, ‘VE1’)]

Categoria B

[msr_result(‘Marcas’, ‘1632’, ‘VE1’)]

 

Etapa 2

Depois do realinhamento do grid, Cadu Maciel, como sempre, se aproveitou dos pneus novos e sem muita resistência, assumiu a ponta, deixando o enrosco para Estevão Diniz e Bruno Povoa. Adriano Martins, vencedor na Etapa 1, acabou ficando preso no tráfego e brigou no meio do grid. Ike aproveitou a parada para consertar o carro e duelar de igual para igual com João Junior.

Enquanto Cadu Maciel se distanciava, Bruno Povoa e Estevão Diniz brigavam pela segunda posição. Mais constante, Estevão até se manteve a frente do piloto da Alfa Racing até as curvas finais. Porém, na última sequência, Bruno freou um pouco menos e Estevão, numa tentativa de se defender, antecipou a tangência da curva. Faltou espaço e Bruno levou a melhor. Na curva seguinte, Estevão ainda tentou uma última manobra, mas sem sucesso. Com isso, Bruno fechou na segunda posição, com Estevão em 3º.

Na Categoria B, Luciano Cruz, depois das paradas de boxes, estava conduzindo para levar a sua primeira vitória no 3Wide se defendendo das investidas de Eliam Junior e Anderson Benate. Mas nas duas últimas voltas, Eliam conseguiu manter um ritmo mais forte e assumiu a ponta. Na última curva, Anderson e Luciano também trocaram tinta. Anderson chegou a reclamar com sinal de luz, que acabou por confundir Luciano que saiu da pista, terminando em terceiro.

Categoria A

[msr_result(‘Marcas’, ‘1631’, ‘VE2’)]

Categoria B

[msr_result(‘Marcas’, ‘1632’, ‘VE2’)]

 

Tabela do Campeonato

A Copa de Marcas, o campeonato de Automobilismo Virtual mais tradicional do 3Wide, está só no começo. Nas 2 primeiras etapas, 4 vitoriosos diferentes, com Cadu Maciel e Anderson Benate saindo na frente.

Na Categoria A, Cadu Maciel tem 3 pontos de vantagem sobre Estevão Diniz, que disputa ponto a ponto com Adriano Martins, Jackson Douglas e Bruno Povoa.

Na Categoria B, o estreante Anderson Benate lidera com 3 pontos de vantagem sobre Eliam Junior, que está empatado com Wilson Rachid e Luciano Cruz. Edilson Borges completa o Top 5 correndo por fora.

 

Próximos Eventos de Automobilismo Virtual

Hoje, a partir das 21h45, teremos abertura da 3Wide Mini Challenge 2016/3, na representação virtual do circuito de Suzuka, com transmissão ao vivo no 3Wide.

Quem vai se dar bem nos pequenos indomáveis nesse campeonato em novo formato de 3 baterias rápidas?

 

Transmissão

E como sempre, Andrei Fonseca trouxe, ao vivo, a emoção da Copa de Marcas com uma transmissão ao vivo pelo Canal Oficial do 3Wide no YouTube. Veja abaixo, na íntegra, como foi a etapa final e confira as entrevistas dos vencedores ao fim.