Chegando à metade da temporada nos 3.325 metros mais complicados do campeonato, Santa Cruz do Sul é o circuito mais técnico e exigente para os Pilotos Virtuais.

Além de ser um circuito que compromete os pneus, o equilíbrio do campeonato aumenta com o retorno de Estevão Diniz após a ausência em Curitiba e a crescente de Josias Neto e Luiz de Melo, enquanto o líder Bruno Povoa se vira com os 50kg a mais.

Mantendo a liderança com 95 pontos, Bruno Povoa conseguiu se distanciar de Edgard Mesquita que tem 78 pontos e agora se preocupa com a aproximação de Josias Neto que tem 76 pontos. Estevão Diniz, com a ausência na Etapa de Curitiba, não figura nem mais entre os Top 10.

[the_ad id=”8259″]

Classificação

Josias Neto marcou a pole position com 01:24.344, apenas 0.028 segundos a frente de Estevão Diniz. A Vacca Rossa dominou a segunda fila com Pedro Oliveira e João Felipe. Alexandre Oliveira, aproveitando o lastro dos adversários e começando a se adequar ao formato de competição, figurou pela primeira vez na 3ª fila, tendo André Celarino ao seu lado.

Pensando em estratégias diferentes, o líder do campeonato Bruno Povoa e Luiz de Melo abriram mão de disputar os pontos da Classificação e largaram em P13 e P14 respectivamente.

1ª Bateria

Tudo começou bem com Josias Neto que manteve a ponta nas primeiras voltas. Já Estevão Diniz não teve um bom começo e caiu para P5 na primeira volta. E Adriano Martins, em excelente recuperação, saiu de P7 para P2.

No bloco de trás, João Felipe, Alexandre Oliveira e André Celarino buscavam seus espaços. Destaque também para Alexandre Pereira e Bruno Povoa que escalaram o pelotão nas primeiras voltas.
Depois de um problema, Josias Neto foi obrigado a abandonar na volta 3, quando Adriano Martins assumiu a ponta, trazendo com ele Estevão Diniz. Nesse momento, Pedro Oliveira, que era P3, caiu para P10, deixando caminho livre para André Celarino e Wagner Matos, que brigavam pixel a pixel.

Na volta 9 começaram os pitstops que possibilitou Pedro Oliveira e Bruno Povoa lideraram a corrida por uma volta cada um. Mas após restabelecida a ordem na pista, Luiz de Melo que largou em P15 e não fez parada assumiu a ponta na volta 11, logo a frente de Adriano Martins e Estevão Diniz.

Foi quando Luiz teve que administrar os pneus para chegar ao final. Adriano, que apostou em fazer uma parada mais rápida exagerou no ritmo e viu seu rendimento cair nas 5 voltas finais.
Então Estevão Diniz teve a oportunidade e travou uma briga pela vitória com Luiz de Melo nas últimas voltas. Luiz resistiu até a antepenúltima volta, quando foi obrigado a tirar o pé para não ter um estouro de pneu. Com isso, Estevão partiu para mais uma vitória, enquanto Luiz ainda tinha que se preocupar com o avanço de Alexandre Oliveira. O conhecido como Zé da Meia não conseguiu superar o piloto da Alliance, mantendo suas posições até o fim. Coube à dupla da Vacca Rossa João Felipe e Pedro Oliveira fechar o Top 5.

Resultado Oficial

[msr_result(‘Turism’, ‘1703’, ‘SC1’)]

2ª Bateria

Com a inversão dos 10 primeiros da bateria anterior, Santa Cruz do Sul prometia muitas emoções por se tratar de um circuito naturalmente seletivo.

Após uma primeira curva turbulenta, Wagner pulou para ponta com Jackson Douglas despencando no grid nas primeiras voltas. Mas Adriano Martins partiu determinado para cima de Wagner e assumiu a ponta na volta 3. Enquanto isso, Estevão Diniz e Luiz de Melo travavam uma briga particular no pelotão intermediário enquanto tentavam escalar o grid.

Novamente na volta 9 tivemos as paradas de boxes, quando Pedro Oliveira conseguiu liderar por uma volta, mas logo superado por Estevão Diniz que resolveu não parar enquanto o piloto da Vacca Rossa fazia seu pitstop. João Junior, que fez sua parada mais tarde e trabalhou como escudeiro para Diniz por duas voltas, dificultou o caminho de Adriano Martins, que conseguiu voltar a frente de Luiz de Melo, dando a oportunidade à Estevão Diniz abrir uma certa folga na liderança.

Com a parada de João Junior na volta 12, Estevão manteve a ponta, seguido de Adriano Martins, Luiz de Melo, Wagner Matos. Posições essas que seguiram até o final. Faltando 4 voltas para o fim, João Felipe conseguiu superar André Celarino e fechou o Top 5.

Resultado Oficial

[msr_result(‘Turism’, ‘1703’, ‘SC2’)]

Transmissão

Confira como foi essa etapa com a narração de Andrei Fonseca ao vivo. Fique por dentro de tudo pelo Canal Oficial do 3Wide no YouTube.