Já falamos sobre um dos principais benefícios que a Prática do Automobilismo Virtual pode trazer para o motorista do dia-a-dia: o desenvolvimento da atenção difusa. Muitos pilotos virtuais também salientaram o aumento do reflexo. Entretanto, o Automobilismo traz muitos outros benefícios.

Apesar de parecer contraditório, a prática com simuladores de corrida visando a pilotagem esportiva desenvolve habilidades importantes para a Direção Defensiva de todos os motoristas. São eles:

Conhecimento: A primeira coisa que o motorista/piloto deve ter algo sentar atrás de um volante é o conhecimento sobre como funciona a dinâmica da pista ou do trânsito, além, claro, de como funciona o carro, seja ele para correr ou trafegar na rua. Sem isso, estar dentro de um carro torna-se um risco de vida.

Habilidade: Talvez uma das maiores críticas junto às Auto-Escolas é a respeito da formação técnica do futuro motorista. A grande maioria afirma que as aulas práticas não são suficientes para tornar uma pessoa apta a dirigir um automóvel. Entretanto, uma vez que o simulador consegue virtualizar boa parte da experiência de se pilotar/dirigir um carro, a quilometragem virtual possibilita ao piloto desenvolver habilidade suficiente para ter controle sobre o carro em qualquer situação.

Previsão: Conhecer todas as alternativas possíveis aumenta a chance de conseguir prever o que pode acontecer em uma determinada situação. Saber reconhecer e interpretar o cenário à sua volta dá uma vantagem estratégica ao piloto na pista, assim como o motorista na rua ou estrada. Entretanto, as pessoas só conseguem prever algo que conhecem ou já viram antes. Vivenciar a experiência no simulador aumenta o leque de situações que podem ser vividas rapidamente.

Atenção: Como já falado anteriormente, a prática nos simuladores estimulam os sentidos com muitas informações tais como no trânsito e acabam por desenvolver os tipos de atenção que podemos manter, principalmente a difusa utilizada em cenários que os pontos de foco se misturam.

Decisão: Com conhecimento, Habilidade, Previsão e Atenção, todo piloto/motorista tem condições plenas de analisar a situação ao seu redor e tomar a decisão mais correta.

Atitude: E juntando todos os pontos anteriores, o piloto/motorista está mais apto a agir de maneira a superar a situação, seja ela esportiva, preventiva ou corretiva.

Um motorista habilitado têm apenas 20 horas/aula de prática antes de ter autorização para ingressar no trânsito. Isso é pouco! Com apenas 20 horas, não é possível desenvolver todos esses pontos de maneira satisfatória. E dedicar uma hora por dia ao Automobilismo Virtual, além de um exercício, não é sacrifício algum para quem tem gasolina na veia!

Por Andrei Fonseca