Muita gente pratica Automobilismo Virtual para sentir-se um piloto de Formula 1 ou Stock Car. Entretanto, o maior benefício da prática de corridas online está no treinamento do motorista do dia-a-dia.

Como todos que passaram pelas Auto-Escolas sabem, o que é mais exigido do motorista/piloto é a atenção e a coordenação motora. No caso da atenção, existem vários tipos, cada uma utilizada em uma determinada situação.

Por si só, atenção é a função do nosso cérebro que aloca corretamente nossos recursos de processamento. Mas em cada situação, uma habilidade originada da atenção se destaca. Vejamos quais são:

Atenção concentrada: É a habilidade de se concentrar em uma coisa enquanto excluímos outras coisas à nossa volta. No trânsito ou na pista, é o foco no que está na rua ou pista.

Atenção sustentada: A habilidade de manter uma resposta estável durante uma atividade incessante e repetitiva é descrita como atenção sustentada. Por exemplo, se manter atento durante uma prova de endurance ou uma viagem de 6 horas na rodovia.

Atenção seletiva: Quando você consegue “selecionar” em que você presta atenção, você está usando sua atenção seletiva. Um bom exemplo de atenção seletiva é conseguir se concentrar na voz do spotter durante uma corrida ou no apito do guarda de trânsito na cidade.

Atenção alternada: Quando você muda o foco da sua atenção ou alterna entre diferentes tarefas que tenham diferentes níveis de exigência de compreensão, você está praticando atenção alternada. Um exemplo de atenção alternada é aprender o traçado de uma pista nunca percorrida antes ou chegar a um endereço orientado pelo GPS.

Atenção dividida: Quando nós somos capazes de processar duas ou mais respostas ou reagir a duas ou mais demandas diferentes simultaneamente, nós utilizamos nossa atenção dividida. O próprio ato de pilotar ou dirigir é um exemplo de atenção dividida.

Como qualquer uma das nossas habilidades cognitivas, nossa atenção melhora com a prática. Desenvolver nossa atenção nos ajuda a processar mais informações eficientemente. Aí que entra o papel importante do simulador (os de verdade e não jogos que ambientam um carro em uma pista ou rua). Por meio do simulador, o piloto/motorista irá praticar todos esses tipos de atenção da melhor maneira que se pode praticar: simultaneamente.

O ganho mais perceptível é na atenção dividida. E claro na coordenação motora.

Então, da próxima vez que alguém mandar tu parar de brincar de carrinho no computador, já tem um argumento válido: estou treinando minha memória e coordenação motora para dirigir!

Por Andrei Fonseca