Uma das dúvidas mais comuns nos últimos meses entre os pilotos tem relação com a instalação e ao uso do MoTeC. Para quem não conhece, o MoTeC é um programa utilizado por equipes profissionais para visualizar os dados gerados pela telemetria do carro durante testes e provas. A instalação é um pouco complexa e necessita de bastante atenção dos pilotos, pois por qualquer detalhe, o programa simplesmente não funciona. Por isso, disponibilizamos este tutorial.

 

Instalando o Motec

Para instalar o MoTeC, você precisará de:

  1. O Data Acquisition Plugin que gerará os dados no Simulador de forma que o MoTeC reconheça as informações (download)
  2. O MoTeC, que funciona a parte do Simulador(download)
  3. Projetos de Leitura para Motec (download)

Após baixar ambos os arquivos, siga passo a passo estas orientações:

Instale o MoTeC numa pasta qualquer do seu computador, preferencialmente em C:\Arquivos de programas, que é a pasta padrão da instalação.

Instale o Data Acquisition Plugin na pasta raiz do Simulador.

Crie uma pasta chamada MoTeC dentro do Simulador no diretório “Simulador”\USERDATA\LOG

Acesse no Bloco de Notas o arquivo *.plr que será usado no Simulador e faça as seguintes modificações:

  • Data Acquisition Version=”0″
  • Data Acquisition Rate=”8″
  • Data Acquisition In Race=”1″
  • Data Acquisition EXE=”C:\Arquivos de programas\MoTeC\i2\1.0\MoTeC.exe” (lembrando que aqui utiliza-se o caminho referente aonde você instalou o programa Motec)
  • Data Acquisition File=”C:\Arquivos de programas\”Simulador”\UserData\LOG\MoTeC” (pasta Motec que você criou)

Preste bastante atenção e indique o caminho referente ao executável do MoTeC instalado no Passo 1, indicando inclusive o nome do arquivo executável com extensão e tudo, e também o caminho referente a pasta criada no Passo 3. Se o endereço escolhido por você for diferente dos endereços padrões, modifique-os. Uma vírgula fora do lugar nesse tipo de configuração fará o Simulador não gerar os dados corretos.

OBSERVAÇÃO: O arquivo *.PLR é o conjunto de configurações de cada perfil criado no jogo. Portanto, se você pretente usar o MoTeC em mais de um perfil dentro do Simulador, você deve fazer a mesma modificação em cada um deles. Ele se encontra em “Simulador”\USERDATA\Seu Nome\Seu Nome.plr. Feito isso, salve e feche o seu arquivo *.plr

Em seguida, acesse no Bloco de Notas o arquivo DataAcquisitionPlugin.ini que será instalado no Passo 2 na pasta raiz do Simulador e faça as seguintes alterações:

  • Logging Active On Startup=1
  • Wait For Vehicle To Move=1
  • Sample Rate=1
  • Write CSV File=0
  • Write LD File=1
  • Write LDX File=1
  • Write Debug File=0
  • Log File Output Path=”C:\Arquivos de programas\”Simulador”\USERDATA\LOG\MoTeC”

Mais uma vez, atenção aos caminhos. Se o caminho escolhido por você na instalação for diferente, indique-os corretamente nos arquivos.

Salve e feche o DataAcquisitionPlugin.ini.

Feito corretamente isso, a telemetria já estará funcionando. Agora, toda vez que você sair dos boxes, uma voz feminina falará “Data Acquisition is enable”. Isso é o sinal que o jogo passará a gerar os dados para serem lidos posteriormente no MoTeC.

 

Abrindo o Motec

Para usar o MoTeC é necessário ter um Projeto de Leitura aberto nele.

Quando você voltar para os boxes, completando ou não uma volta, você deverá acessar já com um Projeto de Leitura do MoTeC aberto, os arquivos gerados e alojados como indicados no processo de instalação em “Simulador”\USERDATA\LOG\MoTeC.

Para abrir o Projeto de Leitura, basta descompacta-lo em qualquer lugar e abrir o arquivo “Project” com o ícone da i2. Em seguida, basta abrir um log da volta (cada log se refere a uma saída dos boxes). Para isso, acesse File/Open Log File ou CTRL + O ou ainda uma pasta com um sinal positivo logo abaixo de File no Menu. Depois indique o caminho da pasta “Simulador”\USERDATA\LOG\MoTeC, dê dois cliques no log desejado e clique em Open. Pronto. Você terá na tela todas as informações referentes a melhor volta da sua saída.

Agora é aprender a interpretar os dados desta leitura e fazer as modificações no seu setup baseado em estastísticas, invés de apenas impressões.

 

Utilizando o Motec

Agora vamos abrir o programa Motec para inserir a telemetria adquirida no Simulador. Quando você abrir o programa, a primeira tela será essa:

motec1

Se aparecer qualquer outra, pode cancelar para voltar para essa tela. Nessa tela, você clica em “Open na Existing Project”

Na janela que vai abrir, encontre o projeto que foi baixado no começo desse tutorial, selecione o arquivo “Project.mtcprj”. Nesse exemplo, utilizaremos o Projeto do Super Clio.

motec2

Com o projeto aberto, você visualizará na página principal, um conta-giros, um velocimetro, um volante, além de várias barras em branco e um quadrado maior também em branco, essa tela é a “Volta Virtual”, onde você pode utilizar o botão Play na parte de cima para visualizar a sua volta e o modo como dirigiu. No quadrado grande em branco, aparecerá o mapa da pista correspondente, nele conterá a posição do seu carro na pista e será composto por:

– Linhas Verde-Escuras: Indicam momentos de aceleração plena. (de 80% a 100%)
– Linhas Verde-Claras: Indicam momentos de aceleração, porém parcial. (entre 15% e 80%)
– Linhas Vermelhas-Claras: Indicam momentos de frenagem parcial. (entre 15% e 80%)
– Linhas Vermelhas-Escuras: Indicam momentos de frenagem total. (entre 80% e 100%)

Para abrir os seus dados de telemetria extraídos do Simulador, basta você clicar no primeiro ícone em baixo de File, que é representado por uma pasta com um sinal de mais (+), assinalado na imagem abaixo:

motec10

Quando clicar neste ícone, abrirá uma outra janela para você apontar para a pasta onde se localizam seus logs, o caminho é o mesmo aonde você marcou no seu arquivo “DataAcquisitionPlugin.ini”, na fase de instalação deste tutorial.

motec11

Alternando entre as abas, você terá mais opções de visualização:

1º: Pilotagem: É a imagem acima citada, serve para rever seu comportamento na pista. Contém abas “Volta Virtual”, “Força G” e “Médias e Limites”

motec3

2º: Motor e Câmbio: Mostra a sua média de RPM durante a volta, um gráfico que exibe os RPM que o carro estava em cada troca de marchas e novamente conta-giros, velocímetro, marcha, nível de combustível, temperaturas de água e óleo e um mini map da volta. Contém abas “RPM e Troca de Marchas” e “Mapeamento de Giros”

motec4

3º: Pneus e Freios: Uma das guias mais importantes de qualquer setup, nessa guia temos um gráfico da temperatura dos pneus durante a volta, mínimas, máximas e médias, além de quadros que mostram a temperatura atual dos pneus, lado interno, lado externo e central. Existe também um pequeno gráfico que indica o desgaste dos pneus. Contém abas “Pneus: Temperatura e Desgaste”, “Pneu: Calibragem” e “Freios: Temperatura e Travamento”

motec5

4º: Amortecedores: Nessa guia você terá informações sobre os seus amortecedores e seu trabalho. Contém abas “Visão Geral”, “Dianteira”, “Traseira”, “Front Left”, “Front Right”, “Rear Left”, “Rear Right” e “% Bump e Rebound”.

motec6

5º: Altura e Mola: Nessa guia você visualiza a altura e as molas do seu veículo durante a volta. Influencia e é influenciado diretamente pelos amortecedores e pneus. Contém abas “Visão Geral”, “Dianteira”, “Traseira”, “Front Left”, “Front Right”, Rear Left” e “Rear Right”.

motec7

6º: Dados da Pista: Nessa guia você tem os dados de sua volta. Nela você tem um mapa mais detalhado do circuito, como marchas utilizadas, rotação, velocidade alcançada em cada curva, assim como os dados de aceleração e frenagem já mostrados anteriormente. Contém abas “Mapeamento da Pilotagem” e “Tempo de Setores”.

OBS: Pode ser que a pista seja mostrada incorretamente, isso depende da pista, mas não influenciará na leitura dos dados extraídos do jogo.

motec8
Uma observação importante com relação a aba “Tempo dos Setores”: Nela você conseguirá visualizar os tempos de todas as voltas divididos por retas e curvas.

– Os quadros que estiverem em verde-escuro são os ‘piores’ tempos registrados.
– Os quadros que estiverem em verde-claro não são os melhores nem os piores tempos.
– Os quadros que estiverem em branco são os segundos melhores tempos.
– Os quadros que estiverem em azul-claro são seus melhores tempos nos devidos setores.

Aparecerão também o tempo total das voltas, uma somatória dos quadros em branco (2ºs melhores tempos de setor) e uma somatória dos quadros azuis-claros que é uma somatória dos melhores tempos dos setores.

motec9
Bom, agora tem de se ter ao menos uma noção básica de mecânica para se ajustar um carro, o Motec só serve para comparações e melhorias entre ajustes e teste de mudanças. Existem vários tutoriais espalhados pela internet de ações e reações do carro nos ajustes do Simulador. É só experimentar mexer nos ajustes do carro, anotar as suas reações e comparar os logs com o Motec!!

Boa sorte a todos e bom aprendizado!