A Copa Manarim Design de Marcas 2017/3 começou com 19 pilotos na pista e muitas estratégias diferentes sendo testadas.

O formato de Classificação de 5 minutos nos quais o Top 10 largam com pneus e combustível que terminaram a sessão e os demais apenas com os pneus gastos dão uma embolada nas possibilidades estratégicas. Ainda mais se considerar que na bateria seguinte, com a inversão do Top 10, todos iniciarão em iguais condições de performance, muitas reviravoltas podem acontecer ao longo da etapa.

[the_ad id=”8259″]

Classificação

A primeira pole position da Temporada ficou com Edgard Mesquita, que marcou 01:08.577, apenas 0.145 segundos a frente do atual campeão, Bruno Povoa que fechou a primeira fila.

O principal adversário de Bruno Povoa nas últimas Temporadas, Estevão Diniz, largou na terceira posição, dividindo a segunda fila com Josias Neto. Adriano Martins, companheiro de Povoa, e João Felipe, da nova equipe Vacca Rossa, fecharam a 3ª fila.

1ª Bateria

Logo na 1ª volta, Bruno Povoa pulou para a ponta, enquanto Estevão, Josias e Adriano trocavam tinta brigando pela 3ª posição. João Felipe não largou bem e na 1ª volta já tinha perdido 3 posições, caindo para P9.

Já os pilotos que largaram de pneus novos a partir da 11ª posição aproveitaram essa vantagem momentânea para iniciarem suas corridas de recuperação. Na 1ª volta, Rodrigo Zanga ganhou 4 posições, enquanto Alexandre Oliveira ganhou 5. Porém Alexandre Oliveira teve menos sorte e ficou pelo caminho ainda na 1ª volta.

Passada as confusões das primeiras voltas, Bruno Povoa manteve a liderança até a sexta volta, quando tivemos a primeira mudança de liderança com Estevão Diniz indo para a ponta até começarem as paradas de boxes.

Foi durante a parada que Adriano Martins chegou a liderar por uma volta. Mas Rodrigo Zanga, que veio escalando todo o pelotão ao longo da bateria estava em melhor ritmo e passou a liderar a prova na volta 12.

Na volta seguinte, Estevão Diniz reassumiu a ponto para não mais perder. Bruno Povoa ainda tentou tirar a diferença nas últimas voltas, quando Diniz economizava o máximo de pneus possível, mas após 22 voltas, Diniz venceu por apenas 0.358 segundos de vantagem sobre Povoa. Edgard garantiu seu primeiro pódio da temporada, com Adriano Martins e Jackson Douglas fechando o Top 5.

Resultado Oficial

[msr_result(‘Turism’, ‘1703’, ‘TA1’)]

2ª Bateria

Na segunda bateria, com a inversão dos 10 primeiros da bateria anterior e pneus e combustível a vontade para todo o grid, associado ainda a Tarumã, um circuito de alta velocidade, a tônica seria uma corrida extrema.

Deixando a confusão para trás, Gefferson Pereira manteve a ponta desde a primeira volta, enquanto Pedro Oliveira, João Junior e Eliam Junior se digladiavam logo atrás. No segundo pelotão, Jackson Douglas, Adriano Martins, Edgard Mesquita, Bruno Povoa e Estevão Diniz tentavam a todo custo avançar no grid, assim como Josias Neto que largou na P13 e vinha com tudo para escalar o pelotão.

Depois de algumas voltas de confusão, Adriano Martins conseguiu chegar a P2, trazendo com ele Estevão Diniz e Bruno Povoa. Edgard Mesquita ficou um pouco mais trás e contou com a disputa entre Diniz e Povoa para se reagrupar.

Tentando uma estratégia diferente, Estevão Diniz parou 2 voltas antes, voltando no meio do tráfego, o que comprometeu seu resultado.
Pouco antes das paradas de boxes, Josias Neto já era P3. Mas com os pneus comprometidos pelo avanço no grid, foi obrigado a parar, dando a oportunidade a Bruno Povoa a assumir a ponta no momento chave da bateria.

Na volta da janela de pit, Eliam Junior, que não tinha feito parada também tentando uma estratégia diferente, ainda conseguiu manter a P2 até a volta 16, segurando o pelotão o máximo que podia. Mas algumas voltas depois foi superado, caindo para P9.

Depois disso, o que se viu foi uma briga pela P2 entre Gefferson Pereira, Adriano Martins e Edgard Mesquita, sendo este último a levar o melhor, com Martins fechando em P3 e Gefferson em P4. Josias, que fez uma excelente corrida de recuperação, conseguiu fechar em P5.

Resultado Oficial

[msr_result(‘Turism’, ‘1703’, ‘TA2’)]

Transmissão

Confira como foi essa etapa com a narração de Andrei Fonseca ao vivo. Fique por dentro de tudo pelo Canal Oficial do 3Wide no YouTube.