Menu

Manutenção preventiva do computador

Fazer a manutenção preventiva básica do computador é fácil, simples e rápido. Você precisará de uma chave Philips, um secador de cabelo, um pincel com cerdas macias ¾ ou 19 mm e uma borracha.

Abra o CPU com a chave Philips, utilize o secador de cabelo com vento frio e retire toda a poeira e, com o pincel, passe sobre as ventoinhas que possam estar cheias de pó e obstruindo a passagem de ar que refrigera seu processador e o chipset da sua placa de vídeo. Algumas placas de vídeo não tem cooler. A fonte dos PCs costuma juntar bastante pó também. Não precisa retirar essas peças dos lugares da CPU ainda.

Feito essa retirada de pó, de preferência em lugar ventilado, retire a memória do computador. A memória não se pode colocar invertida, pois os encaixes delas não permitem isso. Tirada a peça, passe a borracha como se fosse limpar um livro na parte dourada da memória, aquela que vai encaixada na placa mãe. E no encaixe da placa mãe passe o pincel com cuidado. Feito isso encaixe novamente o hardware.

Depois retire a placa de vídeo – da mesma forma que a memória não pode ser colocada invertida, a placa também não pode. Retirada a peça, passe a borracha, limpe os conectores amarelos dela e depois utilize o pincel para retirar a borracha que possa ficar grudada. Algumas placas de vídeo utilizam um cabo vindo da fonte, mas não é preciso retirar esse cabo para fazer essa manutenção, pois os cabos da fonte são a parte em que um leigo no assunto deve ter mais cautela, pois sempre tem o risco de inverter o cabo na hora de ligar.

Para executar essas dicas, procure tirar uma foto antes em uma câmera digital ou celular. Observe fotos no Google com gabinetes abertos, se familiarize com as imagens e as imprima. Essas manutenções previnem contra o seu PC desligando sozinho, pois a CPU vai estar refrigerada e contra reinícios espontâneos pelo fato da memória não ter nada dando mal contato nela.

O Windows estar funcionando e 100% atualizado vai ajudar a ter menos problemas com os softwares usados no 3WideClub. Utilize de programas como “CCleaner” para limpeza de registro do Windows, abaixe as configurações avançadas de Windows para obter melhor desempenho, utilize um bom antivírus e faça uma varredura completa antes de iniciar as competições e no dia das etapas desative o mesmo.

Não se esqueça de verificar a velocidade de conexão se a taxa de download e de upload estão de acordo com o contratado da operadora de serviços. Para fazer os testes dessas taxas é simples, há sites como o http://speedtest.copel.net/ que fazem a medição.

Andrei Fonseca

Idealizar do 3WideClub.com, Coordenador de e-Sports focado em Automobilismo Virtual, assina a Simracer House semanalmente no FlatOut.com.br, analista de Marketing em Curitiba, entusiasta do automobilismo, sempre em busca de novos limites.

Login

LiveTiming

Senha: 3wclub

TeamSpeak