A Formula CART é um campeonato que relembra a categoria de monopostos norte-americana dos anos 90 correndo em ovais e mistos com carros multimarca totalmente nivelada.

São 4 chassis completamente nivelados. Todos os carros correm com o mesmo motor, pneus e suspensão. Apenas as bolhas são esteticamente diferentes, mas possuem os mesmos coeficientes aerodinâmicos. Além disso, o ajuste do carro é padronizado para todos. Tudo isso para garantir condições completamente iguais para todos os pilotos e uma disputa estratégica e milimétrica à 400km/h nos mais velozes circuitos ovais do mundo. E para completar, circuitos mistos e urbanos desafiadores para valorizar as habilidades e técnicas dos pilotos. Assim, a Formula CART é o campeonato mais completo realizado pelo 3WideClub.

Conheça um pouco da história da Formula CART 3Wide/CBAV:

1ª Temporada (2012/1)

A categoria mais nova do 3WideClub foi a categoria que uniu CBAV e 3Wide. A primeira temporada foi disputada no início de 2012 e os ajustes eram livres para equipes e piloto. A disputa do campeonato foi polarizada entre as equipes FIBA e Fúria. No fim, Daniel Furiano foi o campeão com 1 vitoria e Felipe Elias o vice com também 1 vitoria. Apesar da polaridade da briga pelo título, a primeira temporada foi uma das mais acirradas e com o maior número de vencedores diferentes, sendo eles Fabio Laitano, Bruno Miranda, Adriano Fraporti e André Gallardo. O Rookie da temporada foi o piloto Edison Carneiro.

2ª Temporada (2012/2)

Seguindo na sequência, a 2ª Edição foi muito disputada entre os pilotos Bruno Miranda e Yoshi Ebina. Apesar do grid contar com 22 pilotos, eles foram os únicos vencedores da temporada. Bruno venceu 2 corridas e Yoshi venceu 5 etapas, sendo o campeão da temporada. Foi a primeira temporada na qual uma mudança nas regras do campeonato fixou o ajuste para todos os pilotos. Com isso, o desempenho entre os 4 chassis disponíveis no campeonato foi completamente igualado. Ainda tivemos algumas revelações com o Rookie da temporada sendo William Rocha.

3ª Temporada (2013/1)

A 3ª Edição da Formula CART contou com 26 pilotos, sendo 13 Rookies (novatos). Mais uma vez o campeonato foi polarizado entre Bruno e Yoshi. Mas o campeonato Rookie disputado à parte trouxe mais emoção para a categoria. Entre os novatos, eram 5 nomes candidatos ao título: Larcio Medina, Adan Siqueira, Matheus Monteiro, Matheus Telino e Max Kirch. No fim, houve um empate entre Larcio e Adan, ficando o título com Larcio pelos critérios de desempate. Já entre os 3Widers (veteranos), tudo caminhava para o primeiro título de Bruno Miranda, mas uma falha de conexão na última etapa atrapalhou seus planos e Yoshi Ebina conseguiu ser bicampeão da categoria.

4ª Temporada (2013/2)

A 4° Temporada da Fórmula CART contou com 25 pilotos com Adonis Paiva sendo o Rookie da temporada e novamente o campeonato polarizado entre Bruno Miranda e Yoshi Ebina. Bruno Miranda vencendo 2 etapas e Yoshi vencendo 4 etapas das 6 disputadas conquistando o Tricampeonato e marcas e recordes históricos. A equipe FIBA Green Racing também se tornará bicampeã de equipes.

5ª Temporada (2013/3)

A 5° temporada da Fórmula CART contou com apenas 15 pilotos e foi uma das temporadas mais disputadas entre 2 pilotos. Novamente o titulo foi disputado por Bruno Miranda e Yoshi Ebina, seria a 4° temporada seguida e finalmente Bruno Miranda se sagrou campeão pela primeira vez vencendo 4 corridas e as 500 Milhas de Indianapolis pela 2x vez na carreira, Yoshi venceu as outras 2 etapas do campeonato e o titulo pela primeira vez teve um 3° personagem, o piloto Pedro França que disputo varias etapas pela vitória mais não conseguiu ainda vencer na temporada. A equipe BMRS Motorsports venceu seu primeiro campeonato na categoria. O Rookie da temporada foi o piloto Phillipe Henrique.

6ª Temporada (2014/1)

A 6° temporada da Fórmula CART pintava como a temporada mais equilibrada com novas modificações no mod e maior equilibrio entre os carros, a temporada contou com 24 pilotos e muitos pilotos de elite do AV brasileiro. A temporada teve 6 etapas e 5 vencedores diferentes, mais a experiência e constancia mostraram que é muito importante em um campeonato equilibrado e Bruno Miranda que venceu 2 etapas e sempre esteve entre os 4 primeiros colocados se tornou bicampeão da categoria com 1 corrida de antecendencia e isso nunca tinha ocorrido na história da categoriae o Rookie do ano e vice-campeão foi Reinaldo Santos. A BMRS Motorports também se tornara bicampeã de equipes. Diego Said, Pablo Parucci, Gelson Alves e William Rocha também venceram nesta temporada.

7ª Temporada (2014/2)

A 7° temporada teve como pré temporada as 500 Milhas de Indianapolis vencida pelo piloto Lucas Periotto e sua equipe Pro Drivers, que correu unicamente esta etapa.

Sendo uma das temporadas mais competitivas da história até então, em 6 etapas vimos 4 vencederes diferentes e o destaque foi para o tricampeonato com apenas 1 vitória na temporada, Bruno Miranda apertado e sofrido até a ultima etapa, vendo Diego Said vencer 2 etapas e está a frente no campeonato na ultima etapa, Diego Said teve o mesmo azar que Miranda tivera na 3° temporada da Fórmula CART, uma queda de conexão tirou-lhe o titulo e Miranda terminando na 3° posição na ultima etapa conquistaria o titulo com 5 pontos de vantagem para Said. BMRS Motosports se tornaria tricampeã de equipes e a maior campeã de equipes da CART, superando a FIBA/Green Fox Racing. Emerson Czerkawsky também vencera 2 etapas e Reinaldo Santos 1 etapa. Ader Fernando também se destacou na temporada e foi o rookie da temporada.

8ª Temporada (2014/3)

Uma das temporada mais perfeitas e mais competitivas da história do automobilismo brasileiro de todos os tempos, a 8° temporada coroava a Fórmula CART como categoria mais competitiva e igualada de todos os tempos. 6 vencedores diferentes em 6 etapas diferentes e contando com 18 pilotos.

A pré-temporada foi as 500 milhas de Indianapolis e marcou a vitória de Diego Said por um bico a frente do piloto Lino Palladino, isso mostraria o que seria a 8° temporada.

A temporada tivemos 6 etapas e 6 vencedores diferentes, Diego Said, Fabio Marques, Reinaldo Santos, Lino Palladino, Newlo Nunes e Bruno Miranda.

Na ultima etapa chegamos para a decisão em Fontana com 7 pilotos separado por 32 pontos disputado os ultims 53 pontos em jogo. Fabio Marques, Reinaldo Santos, Lino Palladino, Newlo Nunes, Diego Said, Bruno Miranda e Mateus Monteiro.

O titulo durante a prova trocou de mãos por pelo menos 4 pilotos e a disputa mais direta ficou entre Reinaldo Santos, Fabio Marques, Diego Said e Bruno Miranda, e em uma decisão épica Fabio Marques com apenas um 4° lugar conseguiu ser pela primeira vez campeão da Fórmula CART por apenas 5 pontos de vantagem para Reinaldo Santos e Bruno Miranda. A equipe Black Wings se tornara campeã pela primeira vez na Fórmula CART e o rookie da temporada foi o piloto Alex Couri.

Informações do Campeonato
Quer saber mais sobre como será a Formula CART em 2015? Clique aqui.

Para se inscrever, confirme sua inscrição no clicando na imagem abaixo e você receberá todas as instruções para enviar seus dados e de sua equipe para a Administração e Transmissão.

inscricao

Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco pelo email [email protected]