Chegando ao fim da Temporada 2016/1, fizemos a já tradicional pesquisa junto aos pilotos para avaliarmos nosso trabalho.

O resultado geral foi satisfatório, fruto do empenho de Andrei Fonseca, Cadu Maciel, Leonardo Carneiro, Maurício Luiz e Osni Kniess. Cada um dentro das suas possibilidades, junto com a colaboração de equipes e pilotos, fizeram o melhor trabalho em prol do Automobilismo Virtual pelo 3Wide.

Dos 27 pilotos que participaram da Lancer Cup, 18 competiram até o fim da Temporada 2016/1 e 16 responderam ao questionário composto de 20 perguntas. Uma adesão de 59% dos participantes do grid. Uma média nada mal em se tratando de Automobilismo Virtual praticando como hobby.

Com uma Nota Geral: 8,8, seríamos aprovado com certa folga na Escola do Automobilismo Virtual. Mas ainda há muitos pontos a melhorar. Confira abaixo como foram nossas notas na avaliação realizada pelos pilotos.

 

Direção de Prova: 9,5

Nosso ponto forte! Um dos pontos chaves em qualquer competição automobilística é a condução do evento no qual 20 ou mais participantes competem pelo espaço onde cabe somente um: a vitória. Com isso, é normal (e até esperado) se ter conflito e debates sobre incidentes em pista. Mas a forma como o 3Wide conduz os eventos, unindo conhecimento em e-sport e automobilismo real, tem agradado às equipes e pilotos participantes. E isso repercute em outras áreas do Clube, como podemos ver nas outras notas.

 

Organização: 8,5

Na Temporada 2016/1, em um trabalho feito junto às equipes e pilotos, a Administração do 3Wide apostou em um novo formato de disputa, trazendo um cenário complexo para o Automobilismo Virtual, superando inclusive os limites de gerenciamento de eventos dos próprios simuladores. Os próprios participantes entraram na competição sabendo que tratava-se de um campeonato experimental e que eventualmente poderiam ocorrer situações não previstas pelo desenvolvedor do simulador que pontos deixariam de ser ganhos.

Como resultado, alguns contratempos foram inevitáveis, como o adiamento da Etapa de Santa Cruz do Sul, que foi palco do encerramento da Temporada. Mesmo assim, contando com a colaboração e compreensão dos pilotos participantes, a Organização do 3Wide conseguiu entrar os resultados em razoável, minimizando eventuais prejuízos causados aos pilotos e manter o campeonato disputado de forma justa e transparente.

Com os problemas ocorridos na Temporada 2016/1, os procedimentos tem sido constantemente revisados, de modo a permitir uma melhor organização dos nossos eventos.

 

Divulgação: 8,2

Um dos principais pontos a ser melhorado a partir da Temporada 2016/2 é a divulgação. Apesar da presença nas principais redes sociais, a equipe diminuta do 3Wide não tinha braços suficientes para realizar a devida divulgação dos eventos realizados pelo Clube.

Obviamente que isso não é bom para equipes e pilotos que buscam construir o Automobilismo Virtual como um e-sport. Ciente disso, o 3Wide, na Temporada 2016/1, montou uma equipe com novos nomes e muita gasolina no sangue para acelerar também em outras pistas.

 

Site: 8,1

Onde temos que melhorar! Da mesma forma que a Divulgação, o Portal 3Wide foi prejudicado com o tamanho da equipe que não acompanhou o crescimento do Clube. Privilegiando apenas as informações fundamentais para a realização dos eventos (Downloads, Classificação, etc), a casa do 3Wide ficou sem devida atenção merecida.

Com a entrada de novos nomes na Organização do Clube, o Portal 3Wide voltou a acelerar firme, o que pode ser observado nas últimas semanas. Para a Temporada 2016/2, novas ideias estão saindo dos boxes, para agitar ainda mais o Clube e trazer mais informações e entretenimento para os amantes do Automobilismo Virtual.

 

Transmissão: 8,8

Um dos grandes desafios abraçados pelo 3Wide nas últimas temporadas foi a produção das transmissões dos próprios eventos. Por tratar-se de um pequeno clube virtual, a contratação de serviço terceirizado era um investimento alto demais. E como somos movidos por desafios, tratamos de aprender e investir na arte do streaming.

No início, algumas equipes e pilotos ficaram incrédulos com o resultado dessa decisão. Mas agora, depois de 1 ano e 9 meses, temos uma nota positiva. Jargões de Andrei Fonseca como “um pixel de distância” e “viu crescendo no espelho” já fazem parte da história do Automobilismo Virtual e caíram no gosto daqueles que curtem simuladores.

Ainda há detalhes a melhorar. Mas quem poderia imaginar que chegaríamos aqui?

 

Seletiva de Equipes e Pilotos: 9,1

Outro desafio abraçado pelo 3Wide nessa Temporada 2016/1 foi a Seletiva de Equipes e Pilotos. Os principais grupos de Automobilismo Virtual do mundo separam os pilotos participantes seguindo critérios diversos. Fazer isso de maneira justa e transparente não é um trabalho simples e sempre há o risco de cometer falhas e injustiças. Sem contar que nosso objetivo não é a criação das famosas “Panelinhas”.

Mas a experiência da Organização do 3Wide depois de 8 anos organizando eventos de Automobilismo Virtual foi fundamental para o sucesso das Seletivas.

Os pilotos participantes da Lancer Cup foram observados em vários treinos coletivos e separados conforme sua performance, histórico e conduta. Como resultado, chegamos à ultima etapa com os campeonatos equilibrados, principalmente a Lancer R, na qual o Top 3 está separado por apenas 4 pontos.

Nenhum piloto polarizou significativamente os resultados. Em 10 baterias disputadas até o momento, foram 14 vitoriosos diferentes (7 em cada categoria). Ou seja, metade do grid inscrito na Lancer Cup venceu na categoria. Feito único no Automobilismo Virtual brasileiro.

Definitivamente as Seletivas funcionaram! E serão mantidas nas próximas Temporadas do Clube.

 

Carros: 9,1

Com os novos lançamentos na fase final de atualização do Game Stock Car Extreme feito pela Reiza Studios, o 3Wide optou por realizar o único campeonato experimental da Temporada 2016/1 com a Lancer Cup.

Pela primeira vez fizemos um campeonato com carros com tração nas 4 rodas. Alguns pilotos não se adaptaram, mas a maioria conseguiu se sair bem com o novo desafio. Por tratar-se de um carro com poucos ajustes liberados e com uma curva de aprendizagem bem curta, logo os pilotos atingiram o máximo de sua performance.

Como dessa vez não tivemos interferência no carro (como a produção do setup padrão), o mérito é da própria Reiza.

 

Pistas: 8,7

Depois de diversos problemas técnicos em temporadas anteriores com a utilização conteúdo não-oficial nos simuladores, a partir dessa Temporada 2016/1, o 3Wide optou por utilizar somente conteúdo oficial produzido pela Reiza Studios.

Com isso, os problemas técnicos praticamente inexistiram. Entretanto, o leque de pistas é grande o suficiente para tornar a escolha do calendário um exercício complexo. Optando por pistas de média pra alta velocidade, intercalados com etapas em circuitos mais técnicos, as pistas não tiveram 100% de aceitação. Algumas foram problemáticas com relação aos off-tracks (cortes de pista e uso indevido de área de escape), o que deixou a divulgação do resultado oficial mais lenta. Outras já mostram problemas com relação às ultrapassagens.

Para as próximas temporadas, o 3Wide irá observar melhor esses detalhes, com o objetivo de minimiza esses problemas e tornar os eventos mais atraentes, principalmente para quem está em pista.

 

Regulamento: 9,1

O principal alicerce de qualquer competição são suas regras. Tradicionalmente, o 3Wide não foca na pura competição. Dessa forma, por muito tempo, as situações de conflito foram resolvidas em julgamento baseado no Regulamento Oficial da FIA. Mas por tratar apenas de Automobilismo Real e o Virtual ter características únicas, às vezes, o Regulamento FIA precisava ser adaptado.

Nunca tivemos decisões que fossem contra ao esperado pela maioria das equipes e pilotos virtuais. Entretanto, com o crescimento do Clube, foi preciso a formalização de um regulamento. E colocar no papel 8 anos de expertise para prever, de maneira clara, situações, procedimentos e incidentes pode não parecer, mas é bem complexo. Alguns pilotos tiveram a dificuldade de entender determinadas situações e procedimentos, o que nos acendeu uma luz amarela com relação ao nosso regulamento.

Por outro lado, sempre que aplicado, as dúvidas foram sanadas e tudo ficou claro, zerando-se as reincidências.

 

Pontos de Destaque

Durante a pesquisa, além de dar notas para pontos específicos de interesse da Administração do Clube, os pilotos puderam fazer seus destaques e deixar suas sugestões para nossos próximos eventos.

Muitas sugestões foram dadas e críticas construtivas feitas. Como sempre falamos, é bom ouvir quem realmente faz os campeonatos: os pilotos. E na opinião deles, temos dois destaques positivos:

1. Ambiente Amistoso

A seleção de pilotos, a seriedade e dedicação da Direção de Prova e da Organização e o compromisso de todas as equipes e pilotos envolvidos criaram o que um verdadeiro Clube de Automobilismo Virtual. O foco do 3Wide não é a competição. E isso gerou um espaço para a criação de novas amizades. O ambiente amistoso é unânime na avaliação dos pilotos.

2. Agilidade na Divulgação dos Resultados

Se há algo que podemos nos orgulhar nessa Temporada 2016/1 é da agilidade na divulgação dos resultados. Chegamos ao excelente prazo médio de 24 horas após o término do evento para divulgação dos resultados oficiais. São poucos, para não dizer raros, os grupos de Automobilismo Virtual que também são velozes nesse quesito.

 

Considerações Finais

Esta foi nosso resultado na Avaliação da Temporada 2016/1. Nada mal para um pequeno Clube que cresce dia-a-dia e sempre busca trazer novidades para o Automobilismo Virtual brasileiro.

Gostaríamos de agradecer todos os pilotos que se dedicaram a responder nossa pesquisa e esperamos ter correspondido às expectativas nessa Temporada.

Que venha a Temporada 2016/2 com seus desafios. Estamos prontos!