O eterno debate sobre o que é simular uma corrida sempre toma conta dos briefings antes das etapas. Como desdobramento desse debate, um ponto importante que os pilotos questionam é o nivelamento da categoria. Preocupação esta que também assola os organizadores das competições reais.

Ontem, lançamos no Grupo do 3Wide no Facebook uma enquete sobre uma demanda que muitos pilotos e equipes virtuais vinham colocando para nossa organização: o nivelamento da categoria por meio do travamento da opção de visualização de pilotagem. O famoso “Câmera de Cockpit Travada” entre os pilotos virtuais.

Será mesmo que impôr o uso da visão do piloto nivela a dificuldade para todos?

Antes de respondermos à esta pergunta, vamos entender um pouco (pelo menos tentar responder de maneira lógica) de onde vem as vantagens de se usar a TV Cockpit (câmera do Santo Antônio nos Formulas ou do Capô nos Turismos).

 

Qual a vantagem de correr com a TV Cockpit?

Como é possível perceber na imagem abaixo (clique na imagem para ampliar), o campo de visão de quem usa a TV Cockpit é maior que o campo de visão de quem usa a Nose Cam (câmera do bico) e maior ainda se comparada a do Cockpit (visão do piloto).

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Além disso, na câmera do Cockpit, ainda temos pontos cegos por conta da coluna do carro.

“Mas por que os pilotos que usam a TV Cockpit são mais rápidos?”, você deve estar se perguntando. O maior campo de visão ajudaria apenas no posicionamento em pista para evitar contato com outros pilotos.

Acontece que a maioria das corridas online dos campeonatos organizados no Automobilismo Virtual tem características Sprints. Ou seja, são corridas rápidas. Mesmo as corridas mais longas, dentro dos padrões do Automobilismo Virtual, se pararmos para analisar friamente, são mais parecidas com as corridas normais que os Endurances propriamente dito.

E qual a relação disso com o campo de visão? Nas imagens abaixo entenderemos.

Na primeira imagem, temos o traçado ideal aproximado de uma curva. Nela, percebe-se o apex da curva é perpendicular à posição aproximada do piloto. Com isso, o carro está mais “encaixado” no traçado ideal.

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Na segunda imagem, temos a mesma situação. Porém, nesse exemplo, posicionamos a visão do piloto sobre o capô do carro. Consequentemente, instintivamente, o piloto irá tangenciar a curva com a frente do carro.

tracado-tv-cockpit

Nesta imagem temos uma sobreposição das duas situações. Em vermelho, a posição relativa do piloto que usa a visão do Cockpit. Percebe que o piloto que usa a TV Cockpit (carro azul) faz a tangência com o carro levemente “traseirando” em relação ao adversário. Aí quem a questão do tipo de corrida faz toda a diferença.

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Como todos devem saber, contornar a curva “traseirando” na dose certa aumenta a velocidade em curva em detrimento dos pneus. Sendo assim, os pilotos que correm com a TV Cockpit tendem a ser mais rápidos por acabarem saindo mais de traseira de maneira involuntária. Como as corridas não são longas o suficiente para o desgaste de pneus ser um complicador estratégico que force a conduzir com mais cuidado, acaba que “sem querer”, esses pilotos conseguem melhores performances.

Pelo menos isso explica um pouco, de maneira lógica, de onde vem a tal vantagem de se correr nesta câmera.

 

Travar a câmera nivela os pilotos?

Mas aí os pilotos que buscam uma simulação hardcore questionam o fato de essa câmera não ser fiel à realidade. Sim, de fato essa câmera torna o simulador arcade.

Há também quem diga que os pilotos que têm melhores equipamentos (3 monitores, por exemplo) tem vantagem. Mas isso não é muito preocupante, pois cerca de 1% apenas dos pilotos virtuais usam 3 monitores.

Impôr o uso de câmera tem suas vantagens e desvantagens. Mas, assim como o travamento do setup do carro, travar a câmera no simulador para os pilotos também trará uma falsa sensação de nivelamento.

Por que falsa sensação de nivelamento? Simples!

Nos simuladores feitos com o isiMotor 2.0 (rFactor 2, Game Stock Car Extreme, GTR, Race07, etc.), alguns arquivos podem ser editados pelo piloto e o mesmo entrar no servidor sem que este acuse mismatch (discordância dos arquivos). Entre estes arquivos, está o .PLR (perfil do piloto) e o .CAM (configuração das câmeras).

Dessa forma, mesmo que o servidor esteja configurado para aceitar apenas uma câmera, basta o piloto copiar a configuração de uma câmera e colocar no lugar da outra e pronto! Ele estará enganando o servidor sem acusar qualquer mismatch.

Em outras palavras, travar a câmera não nivelará os pilotos (pelo menos nos simuladores com isiMotor 2.0).

Dessa forma, o 3WideClub manterá os ajustes de câmera liberados em seus campeonatos. E que cada piloto busque o seu limite dentro de suas condições técnicas e materiais.