O maior sonho da Comunidade é tornar o Automobilismo Virtual um e-Sport com a mesma visibilidade que outros jogos como Counter-Strike e League of Legends têm. Mas para isso acontecer, temos diversos pontos a melhorar enquanto Comunidade. Talvez o principal deles, a Credibilidade banindo os cheats para Simuladores.

Em termos de mecânica de jogo, os simuladores praticamente nasceram prontos para serem verdadeiros e-Sports. Não há nenhum outra modalidade de jogo multiplayer que aproxime o jogador virtual do real como os simuladores. Porém, do ponto de vista desportivo, a Comunidade tem diversos pontos para se preocupar.

Cheats para Simuladores: Lan House

Diferentemente dos outros jogos como FIFA, Counter-Strike e DotA, que nasceram em um cenário pré-banda larga e desenvolveram suas Comunidades dentro de lan-houses, um ambiente controlado e que rapidamente conquistou a confiança de praticantes e do público, o Automobilismo Virtual começou a se estruturar em meados dos anos 2000, já com a Internet em franca expansão no Mundo.

E sem o ambiente controlado das lan-houses, o Automobilismo Virtual foi uma terra sem dono com hackers e cheats para Simuladores.

Cheats para Simuladores: trapaça

 

Nenhum jogo é 100% seguro… online

Quem joga online já viu diversos tipos de trapaças. As mais comuns são os hacks, modificações de um programa ou dispositivo para dar ao usuário o acesso a recursos não disponíveis anteriormente, e os cheats, códigos embutidos no jogo que resultam em habilidades que beneficiam o jogador ou exibem informações estratégicas do jogo.

Existem pequenas trapaças, como desligar o Force Feedback do volante para ter maior precisão na pilotagem, e grandes trapaças, como ter um hardware auxiliar que calibra os inputs dos comandos enviados ao simulador. Por exemplo, um “filtro” em um dispositivo físico entre a pedaleira e o PC que ajusta automaticamente a porcentagem de acelerador/freio que o piloto dá no pedal, funcionando como um ABS ou Controle de Tração.

Cheats para Simuladores: Nível Hardware

Por isso que aqui no 3WideClub nunca fizemos nenhum campeonato online que tivesse grande premiação em jogo. Exatamente porque não há estrutura capaz de certificar que todos os pilotos virtuais estão em condições justas de competição.

E se você que está aqui lendo preocupado com a credibilidade do anti-cheater da liga que você corre, temos uma má notícia: nossa preocupação enquanto organizador já está em outro nível, mais especificamente nas possíveis trapaças feitas nos hardwares (button box, button plate, etc).

 

Como resolver o problema do cheats nos Simuladores?

No fundo, tudo se resume a como ter credibilidade suficiente para tornar o Automobilismo Virtual um e-Sport. Atualmente não há nenhuma outra maneira diferente das utilizadas no Counter-Strike e League of Legends. Ou seja, eventos presenciais, com software e hardwares auditados por uma empresa independente e gabaritada.

Eventos inlan

Por isso, recentemente fizemos uma rápida pesquisa em nossas redes sociais (Instagram e Facebook) perguntando se em um evento in-lan os pilotos virtuais topariam utilizar qualquer hardware cedido pela Organização e o resultado foi:

  • 66,7% dos pilotos virtuais aceitam utilizar o hardware da Organização;
  • 23,8% preferem usar o próprio hardware;
  • 9,5% colocaram algumas condicionais para a escolha dos equipamentos.

Sabemos que boa parte dos pilotos que aceitam usar o hardware da Organizam escolheu esta opção para não desgastar o equipamento no qual eles investiram bastante e certificar que todos usarão o mesmo equipamento. Houve apenas uma única manifestação nas pesquisas sobre o uso de trapaças.

E um recado aos demais:

Em eventos presenciais, o acesso aos softwares e hardwares deve ser extremamente restrito e com supervisão rigorosa. “Ah, mas eu ando com volante na configuração tal“. Se não for uma configuração prevista no simulador, o ajuste no hardware deverá estar prevista em regulamento e feita sob supervisão de alguém da Organização, se é que será autorizado mexer no hardware. Qualquer coisa diferente disso já pode ir em direção aos pequenos hacks “aceitáveis” que passam ocultos nas corridas online e que fazem aquele piloto de ponta ser constantemente 0,2 segundos mais rápido por volta gastando pouco pneu.

 

Cheats para Simuladores: Projeto Orion

Projeto Orion

No 3WideClub, apesar de não estarmos realizando eventos online, temos alguns projetos em andamento nos bastidores. Um deles chamamos de Projeto Orion, voltado exatamente para aumentar a credibilidade da organização em eventos exclusivamente online.

Estamos desenvolvendo um sistema utilizando conceitos emprestados de outros jogos nunca antes explorado em simuladores. Porém, como tudo na vida, este projeto demanda tempo e dinheiro. E talvez este seja um bom momento para voltarmos a realizar eventos online para arrecadar recursos para finalizar este Projeto.

Então para encerrarmos: vocês topariam participar de alguns campeonatos e eventos online para ajudar nos custos de desenvolvimento do Projeto Orion?

Se quiser saber mais sobre como ajudar com o Projeto Orion, entre em contato com a gente pelo WhatsApp (41 998048094) para receber as informações em primeira mão!